> Em breve muitas novidades. Fiquem atentos ao nosso portal. Acesse nossas redes sociais > @PSLuziaNatal

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Santa Luzia: Serva do Deus Eterno

Caríssimos irmãos e irmãs é chegado o momento de mais uma festa de nossa amada padroeira Santa Luzia, desde meados de setembro último a equipe organizadora prepara com muito carinho a Festa de Santa Luzia 2011, iniciando as atividades celebrativas do júbilo do 10º aniversário de fundação da Paróquia.
Nota: Somos a única Paróquia de Santa Luzia na Arquidiocese de Natal.
No período de 03 a 13 de dezembro estaremos elevando a Deus por meio de Santa Luzia nossos louvores e gratidão realizando a sua festa, que traz como tema central: "Santa Luzia: Serva do Deus Eterno".

Na terça-feira, (22/11) acontece como de costume a Reza da Coroa de Santa Rita e Missa com Oração por Cura e Libertação, na Igreja de Santa Maria Madalena - Nova Natal, as 19h30, e na oportunidade, acontecerá também a benção e Envio dos Quadros de Santa Luzia, que visitará as famílias antecipando o novenário festivo.

Programação litúrgica: Todos os dias haverá a reza do terço as 18h, Novena e Missa, as 19h. Haverá Casamento Comunitário, sábado (03/12) abrindo os festejos, as 16h; hasteamento das bandeiras as 18h, queima de fogos; Celebração da Primeira Eucaristia, domingo (04/12), as 9h; Celebração do Santo Crisma, segunda-feira (05/12), as 19h; Missa com Unção dos Enfermos, sexta-feira (09/12), as 8h; Batizados, domingo (11/12), as 10h30; E no seu encerramento, terça-feira (13/12), haverá um grande pipocaço ao meio dia, e as 18h procissão pelas ruas da comunidade e em seguida será celebrada a Missa Solene de Santa Luzia, e a descida das bandeiras, e apresentação do AUTO DE SANTA LUZIA.

Programação Social: Todos os dias haverá barracas com comidas típicas, bazar, pescaria, artigos religiosos, apresentações culturais e bandas católicas.

Sábado (03/12)
ME CHAMA QUE EU VOU;

Domingo (04/12)
FESTCRIANÇA - das 15h as 18h;
LEILÃO c/ GILBERTO LEILOEIRO e JOSÉ ANTÔNIO "CANTA & ENCANTA";

Segunda-feira (05/12)
APRESENTAÇÕES CULTURAIS;

Terça-feira (06/12)
APRESENTAÇÕES CULTURAIS;

Quarta-feira (07/12)
JOBSON MAIA (ROBERTO CARLOS COVER)


Quinta-feira (08/12)
ISAÍAS 12

Sexta-feira (09/12)
FESTA BAILE c/ MISTURA FINA

Sábado (10/12)
AÇÃO SOCIAL - das 9h as 12h
CRISTOLUZ - c/ BANDA DEUS TRINO

Domingo (11/12)
JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO
SHOW c/ Pe. HUMBERTO NEGREIROS


Segunda-feira (12/12)
APRESENTAÇÕES CULTURAIS;

Terça-feira (13/12)
RESULTADO FINAL DA GINCANA;
COROAÇÃO DO REI E RAINHA;
SORTEIO DA RIFA;
AUTO DE SANTA LUZIA.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Festa de Nossa Senhora da Apresentação 2011

A Arquidiocese de Natal está em contagem regressiva para o início da festa da padroeira, Nossa Senhora da Apresentação. A abertura oficial da festa será dia 11 próximo. Às 15 h, na Catedral, haverá missa, seguida do segundo Cortejo do Rosário, que caminhará pelas ruas do centro da Capital, até à Pedra do Rosário. Às 17h, uma carreata partirá de São José de Mipibu, conduzindo a imagem de São José, com destino à Catedral Metropolitana. Às 18h, acontecerá a procissão da bandeira, da Pedra do Rosário para a Catedral, onde haverá missa, presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo.

Esse ano o tema é "Com Maria e José a Igreja de Natal transborda Jesus" inspirado no Documento 94 da CNBB onde no capítulo 30 é dito: "Quem se apaixona por Jesus Cristo deve igualmente transbordar Jesus Cristo, no testemunho e no anúncio explícito de sua Pessoa e Mensagem. A Igreja é indispensavelmente missionária".

No período de 12 a 20, na Catedral, haverá missa às 11 e às 16h30. Na Capela do Santíssimo, no subsolo da Catedral, a missa será celebrada, de segunda a sexta-feira, às 8 horas. No mesmo período, padres atenderão fiéis em confissão, das 14 às 16h30. Às 18h, haverá recitação do terço, transmitida pela Rádio Rural de Natal. Às 19h, haverá celebração de novena.

Na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, antiga Catedral, diariamente, às 5 horas, terá caminhada, saindo da Igreja do Rosário. Às 5h30 e às 17h30, haverá celebração eucarística.
No pátio da Catedral, todas as noites, terá funcionamento de quermesse. Durante o novenário, os fiéis poderão participar do “gesto solidário”, doando alimentos não perecíveis, material de limpeza e hospitalar. As doações serão destinadas ao Hospital Infantil Varela Santiago.

A festa de Nossa Senhora da Apresentação se estenderá até 21 de novembro.

Nota: Dia 18, sexta-feira, será o dia do XI Zonal na festa. Se agendem e participem!!!


Fonte: Arquidiocese de Natal

Nossa Senhora da Apresentação
Padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal

A história
A história da Padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação, baseia-se na tradição oral. Não um documento registrando a chegada da sua imagem às margens do rio Potengi. É importante salientar que, mesmo sem ter aqui uma imagem, Nossa Senhora da Apresentação é a Padroeira desde os primórdios da vida cristã da comunidade natalense. Em 1990, escremos, de Brasília, uma carta ao monsenhor Severino Bezerra, chanceler da Cúria e historiador da Arquidiocese de Natal, fazendo-lhe algumas indagações sobre o orago de Natal. Na sua carta resposta, ele nos fez a seguinte revelação: "Em 29 de março de 1718, antes da chegada de Nossa Senhora da Apresentação, num inventário por morte de Joana de Barros, em Goianinha, entre as dívidas deixadas pela falecida está: esmola de 5.000 (cinco mil) réis à Nossa Senhora da Apresentação. Só 35 anos depois foi o encontro da imagem" (Carta datada de 20 de maio de 1900.
Corrobora esta revelação o que Frei Agostinho de Santa Maria escreveu num livro publicado, em Lisboa, em 1722, citado pelo historiador Luís da Câmara Cascudo: "Na capela-mor daquela matriz se colocou pouco depois um grande e famoso quadro de pintura, em que se vê o mesmo mistério da Senhora historiado... A sua festividade se lhe celebra em 21 de novembro, que é o dia em que a Senhora foi oferecida ao Senhor da Glória". (1980:122).
Conta a tradição que na manhã de 21 de novembro de 1753, pescadores encontraram na margem direita do Rio Potengi, na confrontação da Igreja do Rosário, um caixote que estava encalhado numa pedra. Quando abriram-no, encontraram uma imagem da mãe de Jesus com um menino no colo.
A referida imagem tinha uma mão estendida, aparentando sustentar alguma coisa. Logo, deduziram que fosse um rosário. Avisado sobre a novidade daquela descoberta, o vigário da Paróquia, Pe. Manoel Correia Gomes pressurroso, dirigiu-se ao local e, incontinenti, conduziu o vulto para a Matriz, ciente de que se tratava de um ícone de Nossa Senhora do Rosário. Entretanto, como 21 de novembro é, no calendário litúrgico da Igreja Católica, o dia em que se festeja a apresentação da Mãe de Jesus no Templo, deram à imagem que apareceu no Rio Potengi o nome de Nossa Senhora da Apresentação.
A esta altura, é oportuno lembrar que a Festa da Apresentação de Nossa Senhora no Templo foi instituída pela Igreja Católica no ano de 1571.
Registra-se ainda a tradição que, no caixote que trouxe a imagem de Nossa Senhora, estava escrito: "No ponto onde der este caixão não haverá nenhum perigo" .

(De autoria do professor e historiador Itamar de Souza,
publicado no Fascículo "Nova história de Natal" - Diário de Natal)

A Festa
Os festejos em honra à Nossa Senhora da Apresentação acontecem no período de 11 a 21 de novembro. As celebrações religiosas acontecem na Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral) e na Catedral Metropolitana. Dentro da programação religiosa, uma atividade que aglomera milhares de fiéis, é a "Missa da Pedra do Rosário", celebrada à beira do Rio do Potengi, local onde a imagem apareceu. A missa é celebrada às 5 horas da manhã.
A programação sócio-cultural é realizada todas as noites, após as novenas, no pátio da Catedral Metropolitana.

Hino de Nossa Senhora da Apresentação
1. Tu quiseste um dia trazer alegria ao nosso cantar. / E vieste Maria com Jesus nos braços, nas ondas do mar... / Pescadores te acharam, com amor te acolheram, Ó Mãe sem igual! / Entre o Potengi e as águas tranqüilas do mar de Natal!

Refrão: Escolheste, por amor, nossa terra prá aqui, vir morar... / Virgem Mãe do Senhor a teus pés nós viemos rezar.

2. Vinte e um de novembro, o dia feliz de tua aparição, / e nós te festejamos, ó Nossa Senhora da Apresentação. / Hoje a felicidade traz toda a cidade à tua Catedral. / Prá louvar-te Maria, que escolheste um dia teu trono em Natal.

3. Tens na fronte a coroa, Rainha da Paz do amor e do perdão... / És a Mãe terna e boa, / Rainha que reina com o terço na mão. / Teu olhar de bondade, onde a serenidade, nos dá proteção. / Tens Jesus em teus braços, és Nossa Senhora da Apresentação.

Fonte: http://www.arquidiocesedenatal.org.br/arquidiocese/padroeiraarq.htm

Santa Luzia realizará o I Segue-me

Nos dias 11, 12 e 13 de novembro, acontecerá o I Segue-me (Encontro de Jovens com Cristo) da Paróquia de Santa Luzia. O encontro proporcionará para 60 jovens uma profunda experiência com Jesus Cristo, propósito do nosso viver. A Paróquia de São João Bosco (Gramoré) será a paróquia madrinha.

Considerando que a expressão SEGUE-ME é um chamado de Cristo que oferece a todos a graça de descobrir sua vocação, o Encontro de Jovens com Cristo - SEGUE-ME, movimento da Igreja Católica, Apostólica, Romana, tem como principais objetivos:

  • a) despertar nos jovens a visão cristã da realidade atual, estimulando-os à adoção de responsabilidades e atitudes compatíveis, através da vivência dos ensinamentos do Evangelho.
  • b) dar aos jovens uma orientação catequética, proporcionando-lhes a oportunidade de assumir trabalhos nas paróquias e, assim, engajá-los em pastorais, pelo exemplo de jovens e adultos já atuantes, respeitadas a capacidade e a vocação de cada um.
  • c) ampliar o diálogo e o bom entendimento entre jovens e adultos, de forma a aprimorar o relacionamento familiar e comunitário.
  • d) servir de instrumento evangelizador a todos os que fazem e/ou trabalham no encontro.